
UE adia novamente lei antidesmatamento; impacto sobre commodities
O Parlamento Europeu decide adiar a implementação da EUDR, lei crucial contra desmatamento, para dezembro de 2026, afetando produtos como soja e carne.
Parlamento Europeu adia implementação da EUDR
Em uma decisão polêmica, o Parlamento Europeu votou no dia 17 de dezembro para adiar a implementação da Regulamentação de Desmatamento da União Europeia (EUDR). Originalmente prevista para o final de 2024, agora a nova data é dezembro de 2026.
O que é a EUDR?
A EUDR visa combater o desmatamento tropical, exigindo que os produtores de sete commodities essenciais — carne bovina, cacau, café, óleo de palma, borracha, soja e madeira — comprovem que seus produtos não são originários de terras desmatadas após 31 de dezembro de 2020. Isso inclui a necessidade de apresentar dados geolocalizados.
Motivo do adiamento
Em setembro, a Comissão Europeia justificou que seu sistema de TI ainda não estava preparado para atender a essas exigências, levando à proposta de adiamento. A ativista Nicole Polsterer, da ONG Fern, criticou a decisão, afirmando que isso é um passo atrás em um processo que já se arrasta há mais de dois anos, desde que a EUDR foi aprovada com um forte apoio democrático.
Implicações para o mercado
O adiamento não afeta apenas o meio ambiente, mas também coloca empresas europeias que cumprem as normas em desvantagem competitiva. O novo cronograma concede aos pequenos operadores um prazo adicional de seis meses, até 30 de junho de 2027, para se adequar às novas regras. Além disso, até abril de 2026, novas alterações poderão ser propostas para avaliar o impacto e a carga administrativa da lei.
Votação e reações
A proposta de adiamento foi aprovada por 405 votos a 242, com oito abstenções. A crítica de Polsterer à avaliação da lei antes mesmo de sua implementação reflete preocupações sobre a eficácia e a urgência da ação contra o desmatamento na Europa e em países exportadores, como o Brasil, que são diretamente impactados por essas políticas.
Fonte original: EU votes to delay EUDR antideforestation law for second year in a row - Mongabay
Artigo traduzido e adaptado pela equipe Nutricao.net
Gostou deste artigo?
Compartilhe com quem também se interessa por sustentabilidade corporativa.