Programa de conservação na Amazônia prioriza comunidades locais

Programa de conservação na Amazônia prioriza comunidades locais

Iniciativa ARPA visa proteger a Amazônia e apoiar comunidades tradicionais que dependem da floresta.

06/01/2026Equipe Nutricao.net
Amazôniaconservaçãocomunidades locaissustentabilidadeARPA

Introdução

No coração da Amazônia brasileira, a Reserva Extrativista Chico Mendes é um exemplo de como a relação entre comunidades locais e a floresta pode ser sustentável. Os habitantes da região extraem látex e castanhas-do-pará, mantendo um modo de vida que remonta a gerações.

A História da Reserva

Batizada em homenagem ao seringueiro Chico Mendes, que foi assassinado em 1988 ao tentar defender a floresta, a reserva tem se fortalecido nos últimos anos. O programa de conservação ARPA (Áreas Protegidas da Região Amazônica) foi estabelecido em 2002 pelo governo brasileiro e, com o apoio da WWF e doações privadas, protege atualmente 120 áreas de conservação que somam mais de 27 milhões de hectares — uma área equivalente à Nova Zelândia.

Foco em Comunidades

Inicialmente, o ARPA concentrou-se na criação de novas áreas protegidas e no desenvolvimento de mecanismos financeiros sustentáveis. Agora, uma nova fase chamada ARPA Comunidades está mudando o foco para as comunidades tradicionais que habitam essas áreas e que desempenham um papel crucial na sua proteção.

Fernanda Marques, consultora de desenvolvimento de projetos na FUNBIO, a organização brasileira que gerencia o fundo de 120 milhões de dólares que apoia o ARPA Comunidades, destaca: "Estávamos faltando uma atenção mais próxima às comunidades que vivem nessas unidades de conservação de uso sustentável, que contribuem para a conservação".

Conclusão

Com metade das áreas de conservação do ARPA sendo unidades de conservação de uso sustentável, o futuro da Amazônia está intrinsecamente ligado ao apoio e ao reconhecimento das comunidades que dela dependem. Essa iniciativa é um passo vital para a preservação da floresta e o fortalecimento das economias locais, promovendo uma convivência harmônica entre homem e natureza.


Fonte original: Massive Amazon conservation program pledges to put communities first - Mongabay

Artigo traduzido e adaptado pela equipe Nutricao.net

Gostou deste artigo?

Compartilhe com quem também se interessa por sustentabilidade corporativa.