O Crescimento dos Espaços Verdes Urbanos: Benefícios e Desafios

O Crescimento dos Espaços Verdes Urbanos: Benefícios e Desafios

Explore como os espaços verdes nas cidades estão se transformando em refúgios climáticos e suas implicações para a saúde e o bem-estar urbano.

03/02/2026Equipe Nutricao.net
espaços verdesmudanças climáticasinfraestrutura verdesustentabilidade urbanaacesso à natureza

A Evolução dos Espaços Verdes Urbanos

Desde 2000, a gestão e o design dos espaços verdes nas cidades têm passado por transformações significativas. Os parques, que antes eram utilizados para o pastoreio e punições públicas, hoje são espaços de lazer, como o famoso Boston Common, que abriga campos de softball e jardins públicos. Esta mudança reflete uma nova compreensão dos benefícios que os espaços verdes oferecem aos habitantes urbanos.

Refúgios Climáticos Públicos

Cidades são, muitas vezes, até 7 graus Fahrenheit mais quentes do que áreas circunvizinhas, devido ao efeito das ilhas de calor urbano. Este fenômeno pode intensificar ondas de calor, aumentando a incidência de doenças e mortes. No entanto, árvores e vegetação funcionam como um antídoto natural, proporcionando sombra e umidade. Por exemplo, florestas urbanas podem ser até 3 graus Fahrenheit mais frescas que áreas sem vegetação. Além disso, os espaços verdes têm um papel crucial na absorção de água da chuva durante eventos climáticos extremos, que estão se tornando mais frequentes devido às mudanças climáticas.

Um estudo de 2022 revelou que 85% das 100 cidades mais populosas dos EUA estão adaptando seus parques para enfrentar as mudanças climáticas, implementando melhorias que incluem superfícies de parque que reduzem inundações e bacias de retenção de água.

Infraestrutura Verde

A infraestrutura verde, que abrange uma rede de espaços naturais e semi-naturais, está ganhando destaque como uma solução urbana. Essa rede inclui parques, jardins, telhados verdes e árvores de rua. Cidades como Cingapura estão na vanguarda, com seu plano "Cidade na Natureza", visando transformar a cidade em um ambiente verde até 2030. Já foram plantadas mais de 500 mil árvores e recuperado quase metade da área como espaço verde.

Reimaginando os Jardins

A ideia de gramados tradicionais está sendo reavaliada em muitas cidades. Embora sejam visualmente agradáveis, exigem cuidados excessivos e água, enquanto abrigam uma biodiversidade limitada. Um movimento anti-gramado está crescendo, com cidadãos transformando seus espaços em paisagens naturais e jardins. Em 2023, 12% dos adultos americanos converteram partes de seus gramados em paisagens naturais.

Acessibilidade aos Espaços Verdes

Com mais da metade da população mundial vivendo em áreas urbanas, é crucial garantir acesso igualitário a espaços verdes. Entretanto, cidades do Sul Global, incluindo regiões da Ásia, África e América Latina, têm enfrentado uma diminuição no acesso a esses espaços. Nos EUA, comunidades de cor têm três vezes mais chances de ter acesso limitado à natureza.

A nova face dos espaços verdes deve priorizar a inclusão, assegurando que todos tenham acesso aos benefícios que a natureza proporciona.

Jardins na Cingapura
Imagem: Jardins na Baía de Cingapura - Foto de Luiz Guimaraes / Unsplash


Fonte original: Growing Greenery: The Rise of Urban Green Space - Triple Pundit

Artigo traduzido e adaptado pela equipe Nutricao.net

Gostou deste artigo?

Compartilhe com quem também se interessa por sustentabilidade corporativa.