
Desafios e Compromissos para Salvar a Floresta do Congo
Entenda os desafios da promessa de $2,5 bilhões para proteger a floresta do Congo e a vida dos povos indígenas que dela dependem.
A Vida na Floresta do Congo
Copince Ngoma, membro da comunidade indígena Bakouele, sempre viveu em harmonia com a exuberante floresta do Congo. Situadas na região de Sangha, na República Democrática do Congo, as florestas de sua aldeia são fundamentais para a caça, pesca e coleta de plantas medicinais, essenciais para o sustento de sua família.
No entanto, nos últimos anos, práticas de mineração insustentáveis têm devastado habitats naturais, poluído fontes de água e reduzido os recursos disponíveis. "Costumávamos beber essa água, mas não mais. Antigamente, caçávamos gazelas e macacos. Agora, para pescar algo, precisamos viajar pelo menos 20 quilômetros" – afirmou Ngoma ao site Mongabay. "Estamos sofrendo."
Compromissos para a Conservação
Essa situação alarmante foi discutida durante um webinar intitulado Diálogos sobre a Terra, que ocorreu em 27 de janeiro. O evento reuniu formuladores de políticas de alto nível para debater a recente promessa de $2,5 bilhões destinada à conservação das florestas do Congo, que são vitais para milhões de pessoas, incluindo Ngoma, tanto material quanto culturalmente.
Esse compromisso faz parte da Chamada à Ação de Belém, anunciada durante a COP30, a Conferência do Clima da ONU, realizada em novembro passado. A promessa representa uma importante mobilização política e financeira para enfrentar os desafios de desmatamento na região.
Desafios e Inclusão
Para muitos dos políticos presentes, essa foi a primeira oportunidade de discutir publicamente as prioridades de implementação da promessa, como será na prática, a inclusão dos povos indígenas e das comunidades locais, além dos obstáculos que a Chamada à Ação enfrenta.
A situação do Congo é um microcosmo da luta global pela conservação ambiental e pela justiça social, destacando a importância de se ouvir as vozes dos que mais dependem da floresta.
Fonte original: What’s next for the major pledge to halt & reverse Congo Basin deforestation? - Mongabay
Artigo traduzido e adaptado pela equipe Nutricao.net
Gostou deste artigo?
Compartilhe com quem também se interessa por sustentabilidade corporativa.