Conservação Comunitária na Amazônia Brasileira: Desafios e Custos

Conservação Comunitária na Amazônia Brasileira: Desafios e Custos

Estudo revela que esforços de conservação em comunidades do Juruá River enfrentam desafios e custos elevados para proteger o pirarucu e ecossistemas locais.

30/01/2026Equipe Nutricao.net
conservaçãoAmazôniapirarucusustentabilidadecomunidades

Conservação Comunitária no Juruá

Em comunidades rurais próximas ao Rio Juruá, um afluente da Amazônia, famílias de pescadores se revezam na proteção das entradas de lagos de meandro. Este rio, o mais sinuoso da Bacia Amazônica, serpenteia por planícies alagadas, formando diversos corpos d'água estagnada.

Pequenas torres de madeira foram erguidas sobre as águas, permitindo que os moradores monitorem a presença de caçadores ilegais em busca do pirarucu (Arapaima gigas), o maior peixe de água doce da Amazônia e um alimento essencial para a segurança alimentar das comunidades.

Um estudo publicado na Nature Sustainability revelou que esses esforços de conservação comunitária beneficiam não apenas o pirarucu e os lagos de meandro, mas também conectam ecossistemas de várzea e áreas de terra firme. Ao restringir o acesso a forasteiros, confiscar equipamentos de caça e reportar atividades ilegais a órgãos governamentais, os membros da comunidade conseguem proteger os recursos naturais e seus meios de subsistência.

O Custo da Vigilância

Entretanto, a pesquisa também identificou que esse trabalho exige um custo significativo. Durante as patrulhas, os guardas custeiam suas despesas de vigilância, ficam dias longe de seus empregos e enfrentam encontros perigosos com caçadores, tudo isso sem remuneração.

Um Modelo de Conservação Baseado na Comunidade

A conservação baseada na comunidade é uma estratégia que coloca as comunidades locais no centro da gestão e proteção dos recursos naturais, em vez de excluí-las. Embora envolva a colaboração entre membros da comunidade, pesquisadores e agências governamentais, seu sucesso depende do conhecimento local e da ação coletiva impulsionada pela comunidade.

Os objetivos de conservação priorizam a proteção tanto da biodiversidade quanto dos meios de subsistência locais. Para entender a amplitude das proteções proporcionadas pela co-gestão do pirarucu na Amazônia brasileira, os pesquisadores analisaram...

Esse artigo foi originalmente publicado no Mongabay.


Fonte original: In the Brazilian Amazon, community conservation success comes with a cost: Study - Mongabay

Artigo traduzido e adaptado pela equipe Nutricao.net

Gostou deste artigo?

Compartilhe com quem também se interessa por sustentabilidade corporativa.