Maurício Lança Licitação para Sistemas Solares Híbridos de 2 MW

Maurício Lança Licitação para Sistemas Solares Híbridos de 2 MW

A Ilha de Rodrigues, em Maurício, receberá novos sistemas solares híbridos com capacidade de 2 MW, com prazos até fevereiro de 2026.

15/12/2025Equipe Nutricao.net
energia solarsustentabilidadeMauríciobateriaslicitação

Licitação de Sistemas Solares em Maurício

A Central Electricity Board (CEB) de Maurício anunciou a abertura de uma licitação para a fornecimento, instalação, testes e comissionamento de sistemas solares híbridos montados em telhados. A iniciativa visa a instalação de sistemas solares com uma capacidade total de 2 MW na ilha de Rodrigues, localizada a leste da principal ilha de Maurício.

Detalhes da Licitação

Os interessados devem enviar suas propostas eletronicamente até 2 de fevereiro de 2026. O projeto contempla também a possibilidade de inclusão de sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS), com uma capacidade acumulada de até 1 MWh. As instalações solares serão realizadas em diversos edifícios públicos, com potências variando entre 5 kW e 50 kW.

Financiamento e Regras

A execução do projeto será feita em regime turnkey, ou seja, o desenvolvedor escolhido será responsável por todas as etapas. O financiamento virá de um subsídio do Green Climate Fund, além de investimentos adicionais do governo de Maurício.

Situação Atual da Energia Solar

Atualmente, Maurício possui 168,5 MW de energia solar em operação, conforme dados da Africa Solar Industry Association (AFSIA). Recentemente, a CEB alertou sobre o aumento de sistemas solares não autorizados na ilha, recomendando que aqueles que não estiverem registrados até 15 de janeiro de 2026 correm o risco de desconexão da rede elétrica.


Fonte original: Mauritius opens 2 MW hybrid solar tender - PV Magazine

Artigo traduzido e adaptado pela equipe Nutricao.net

Gostou deste artigo?

Compartilhe com quem também se interessa por energia limpa.