Produtores rurais são chamados pela Sicoob para discutir práticas ESG no campo

Produtores rurais são chamados pela Sicoob para discutir práticas ESG no campo

“Painel Cocred: Agronegócios” recebeu 200 agricultores, pecuaristas e empresários para palestra sobre sustentabilidade, agenda climática e o agro

Neste período em que as mudanças climáticas redesenham as paisagens, compreender a relação entre sustentabilidade e agronegócio é essencial. As chuvas, que antes seguiam padrões previsíveis, agora se tornaram incertas. As temperaturas extremas ameaçam as culturas, e os recursos hídricos estão cada vez mais escassos. Nesse cenário, as práticas ESG surgem não como uma escolha, mas como uma necessidade imperativa no campo.

Para discutir o assunto, a Sicoob Cocred promoveu, nesta quarta-feira (26/06), a terceira edição do Painel Cocred, com o tema central voltado para o agronegócio. O evento ocorreu no Centro Administrativo Cocred, em Sertãozinho (SP), e reuniu cerca de 200 convidados, incluindo produtores rurais, empresários, colaboradores e parceiros da cooperativa.

A abertura foi conduzida pelo diretor de Negócios da Sicoob Cocred, Yuri Zarinello Ferezin, que destacou que o cooperativismo se desenvolve com base em princípios alinhados aos conceitos de sustentabilidade e ESG. Embora essa agenda esteja mais em evidência atualmente, ela sempre esteve nas raízes do cooperativismo.

Estiveram presentes membros da administração da Sicoob Cocred, que receberam os cooperados com a proximidade e a atenção características do cooperativismo. A recepção contou também com uma apresentação de uma dupla de violeiros, representando a cultura do interior.

O ponto alto do evento foi a palestra “Sustentabilidade, Agenda Climática e o Agro”, ministrada pelo secretário-executivo de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, Artur Falcette. Com experiência em projetos na União Europeia e estudos em mais de 30 países sobre gestão de risco na agropecuária, Falcette ressaltou a importância do equilíbrio entre desempenho e produção no campo e a proteção do meio ambiente, enfatizando que esses temas devem caminhar juntos. Ele destacou a necessidade de investir em práticas agrícolas sustentáveis, uso eficiente dos recursos, tecnologia, inovação, educação e capacitação.

Graduado em Gestão de Agronegócios pela Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG), Falcette é mestre pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde também cursa doutorado. Ele possui ainda MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especialização em Liderança Estratégica de Negócios pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos.

O Painel Cocred

Realizado pela primeira vez em 2020, o Painel Cocred tem como objetivo aproximar ainda mais a Sicoob Cocred – que celebra 55 anos de história – de seus mais de 72 mil cooperados, promovendo espaços de reflexão e debate sobre temas atuais e relevantes para toda a sociedade.

O Painel Cocred: Agronegócios ocorreu em sincronia com a 20ª edição do Agronegócios Copercana, uma feira que apresenta as novidades do setor e as tecnologias que impulsionam o desenvolvimento do agro. A feira é referência em palestras técnicas relevantes para os produtores rurais e oferece condições vantajosas de crédito para o campo.

A Sicoob Cocred é a instituição financeira oficial do evento. Após o Painel Cocred, os cooperados participaram de um almoço de confraternização e foram convidados a visitar o Agronegócios Copercana, onde puderam conhecer as condições especiais em produtos e serviços financeiros que a cooperativa ofereceu em seu estande próprio.

fonte: https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/especial-publicitario/sicoob-cocred/noticia/2024/06/26/sicoob-cocred-reune-produtores-rurais-para-discutir-praticas-esg-no-campo.ghtml

Embora a fonte seja do G1, a responsabilidade dessa notícia é da Sicoob, que patrocinou o texto.

gule

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *