Conheça a bóia que gera energia usando as ondas dos oceanos
Imagine bóias gigantes, a deriva nos oceanos, gerando energia somente com as ondas?
É isso que a Cor Power Ocean propõe!
As alterações climáticas mostram vários desequilíbrios e ameaçam outros com a chegada do La Niña. Por isso, é fundamental impulsionar cada vez mais as energias renováveis para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A CorPower Ocean, uma empresa europeia, está enfrentando esse desafio com uma bóia marítima especial que utiliza a energia das ondas para produzir eletricidade. Esse gigante do mar é o resultado de 40 anos de pesquisa na área da engenharia hidrodinâmica.
O segredo desta bóia está na sua capacidade de imitar o coração humano, não por acaso foi inventada por um cardiologista, Stig Lundback. O dispositivo usa oscilações verticais para gerar energia. A bóia, com 19 metros de altura e 9 metros de diâmetro, está ancorada no fundo do oceano por um avançado sistema de ancoragem tensionada. Este sistema é muito mais eficiente do que as tradicionais âncoras gravitacionais ou monoestacas e pode ser instalado de forma rápida e silenciosa, sem perturbar a vida marinha.
Como funciona a bóia de maré CorPower? Dentro da bóia, uma transmissão mecânica converte o movimento linear das ondas em rotação e, em seguida, transforma tudo em eletricidade graças aos geradores integrados.
Graças a uma tecnologia de mola negativa, o movimento da bóia é amplificado, aumentando a quantidade de energia produzida. Além disso, o sistema possui um dispositivo avançado de controle de fase, permitindo que funcione de maneira ideal em qualquer condição de mar. O resultado é uma bóia que pode gerar até cinco vezes mais energia por tonelada do que outros sistemas de energia das marés.